Diferentes divisões, diferentes requisitos: Esta regra também se aplica à optimização da climatização e das condições do ar. O detector de presença ATMO está, por isso, disponível com vários níveis de configuração que, com os seus sensores individuais, se adequam a diferentes finalidades de aplicação ou que, simplesmente, proporcionam um nível diferente de conforto.
Os gases mistos, como VOC (Volatile Organic Compounds – Compostos Orgânicos Voláteis), numa concentração demasiado elevada, prejudicam o bem-estar e provocam sintomas de síndrome do edifício doente, tais como irritações oculares, dores de cabeça, fadiga e tonturas. Além dos requisitos especiais, como os da indústria, os VOC são, por conseguinte, a razão mais importante para ventilar um edifício.
Na fase de maior expansão, os detectores de presença ATMO melhoram a qualidade do ar automaticamente e com eficiência energética através do sensor de COV e do controlo do sistema de ar condicionado ou ventilação.
Se houver pessoas na sala, o conteúdo de CO2 no ar aumenta de forma semelhante ao conteúdo de COV. Se o detector de presença activa a ventilação quando um determinado valor de COV é excedido, também reduz o CO2. Um total de três valores limite permite a optimização individual da qualidade do ar em cada sala. Dependendo da utilização e do equipamento.
Energia apenas quando é realmente necessária – o detector de presença ATMO implementa o princípio da automação em função das necessidades de uma forma particularmente abrangente. Por isso, este apenas activa a luz, bem como o sistema de ar condicionado e ventilação, quando as circunstâncias o exigem. Além disso, mesmo durante o funcionamento, mantém sempre o consumo dentro dos limites. Assim, assegura que todos os equipamentos funcionam apenas com a intensidade necessária no momento em questão!
Controlar o sistema de ar condicionado ou de ventilação conforme as necessidades
O ATMO efectua uma regulação constante da iluminação em função da presença e da luz natural e controla também o aquecimento, bem como o sistema de ar condicionado ou de ventilação, dependendo da presença e dos valores limite especificados. Desta forma, reduz o consumo de energia de forma multidisciplinar e, ao mesmo tempo, aumenta o conforto no local de trabalho!
Especialmente em divisões com apenas uma janela frontal, os utilizadores beneficiam da regulação da luz com dois canais de transmissão: Através de um desvio entre os canais, as luminárias próximas da janela podem ser reguladas quando ainda é necessário 100% de intensidade luminosa na área da divisão longe da janela. Tal cria condições luminosas ideais e melhora a eficiência energética.
A melhoria regular da qualidade do ar é especialmente recomendada quando várias pessoas se reúnem dentro de uma divisão. O comando direccionado das luminárias de trabalho, da temperatura e da qualidade do ar cria um ar ambiente consistentemente bom e sem fadiga, aumentando a produtividade.
Turmas grandes, uma utilização intensiva de cosméticos e produtos de cuidados pessoais, bem como efluentes de canetas, colas, etc. – nas salas de aula e de professores, o fornecimento regulado de ar fresco através do detector de presença ATMO cria a base para uma atmosfera de trabalho concentrada.
Muita circulação de público, um elevado nível de germes, a transpiração relacionada com doenças ou os odores típicos dos hospitais fazem com que a renovação regular do ar seja absolutamente necessária. A solução: Uma ventilação automática, além do comando da iluminação e do aquecimento em função da presença.
Quanto mais pessoas estiverem presentes, mais rapidamente diminui a qualidade do ar interno, aumentando a temperatura da sala. O resultado: Fadiga e perda de desempenho. Graças à monitorização activa do ar ambiente, o detector de presença ATMO assegura automaticamente uma qualidade do ar ideal e mantém a temperatura ambiente através do comando do aquecimento.
Devido à elevada humidade do ar nas instalações sanitárias, ocorre a formação de uma condensação em superfícies frias, na qual crescem esporos de fungos à temperatura ambiente. O PD-ATMO 360i/8 A KNX fornece uma solução com a detecção da humidade do ar relativa para o cálculo do ponto de condensação e controla simultaneamente a luz e o aquecimento. Se os odores perturbarem, também é aconselhável a utilização do PD-ATMO 360i/8 O AUX 30V KNX.
Em espaços de trabalho com muito poucas pessoas interessa, sobretudo, manter uma temperatura entre 20 e 24 °C bem como as condições luminosas ideais – a tarefa certa para o PD-ATMO 360i/8 T KNX com o comando do aquecimento ou do sistema de ar condicionado e uma regulação constante da iluminação em função da presença e da luz natural. A melhoria da qualidade do ar no nível de configuração mais avançado do ATMO proporciona ainda mais conforto.
Eficiência energética num formato elegante