Melhorar o ar e a luz ambiente de forma eficiente. ESY!

Sensores PIR sem radiação
nem poluição electromagnética

Qualidade de vida eficiente
em termos energéticos

Uma elevada qualidade do ar, uma climatização agradável e a iluminação certa promovem a saúde e o desempenho no local de trabalho. Por conseguinte, a renovação regular do ar é da maior importância, especialmente em edifícios modernos e bem vedados.

Um equipamento comanda
vários sistemas

Os detectores de presença ATMO permitem o comando multidisciplinar em sistemas KNX: Estes registam não só as condições actuais de iluminação, mas também as alterações da temperatura e da humidade do ar e, no nível de configuração mais avançado, a qualidade do ar.

  • Um só equipamento com até 6 sensores individuais para facilitar o planeamento e a instalação
  • Regulação constante da iluminação em função da presença e da luz natural
  • Controlo do sistema de ar condicionado e de ventilação, aquecimento e dispositivos de purificação do ar em função da procura
  • 3 níveis de configuração para diferentes requisitos

Multisensor
compacto

Através de um só equipamento com até seis sensores, o detector de presença ATMO assegura automaticamente a luminosidade ideal, assim como um ambiente de bem-estar saudável e produtivo no local de trabalho – e tudo isto sempre com a máxima eficiência energética.

Variantes para cada divisão

Diferentes divisões, diferentes requisitos: Esta regra também se aplica à optimização da climatização e das condições do ar. O detector de presença ATMO está, por isso, disponível com vários níveis de configuração que, com os seus sensores individuais, se adequam a diferentes finalidades de aplicação ou que, simplesmente, proporcionam um nível diferente de conforto.

PD-ATMO 360i/8 O KNX

  • Qualidade do ar (VOC)
  • Humidade do ar
  • Temperatura
  • Luz
  • Infravermelhos passivos (presença)
  • Acústica (presença)

PD-ATMO 360i/8 A KNX

  • Humidade do ar
  • Temperatura
  • Luz
  • Infravermelhos passivos (presença)
  • Acústica (presença)

PD-ATMO 360i/8 T KNX

  • Temperatura
  • Luz
  • Infravermelhos passivos (presença)
  • Acústica (presença)

Resumo das suas vantagens

  • Sistema abrangente de sensores múltiplos para o comando inteligente da luz e de AVAC
  • Aviso visual ou acústico de necessidade de ventilação

Ar para mentes tranquilas

A qualidade do ar é frequentemente equiparada ao teor de CO2, embora o CO2 inodoro não possa ser um bom indicador de ar com um cheiro desagradável. O valor de VOC (Volatile Organic Compounds - Compostos Orgânicos Voláteis) é muito mais significativo: As exalações antropogénicas, por exemplo, de materiais sintéticos/de construção, móveis, tapetes e detergentes, ou exalações biogénicas resultantes de pessoas e alimentos são uma ocorrência quotidiana, principalmente em espaços fechados.

Medição da qualidade do ar com VOC

Os gases mistos, como VOC (Volatile Organic Compounds – Compostos Orgânicos Voláteis), numa concentração demasiado elevada, prejudicam o bem-estar e provocam sintomas de síndrome do edifício doente, tais como irritações oculares, dores de cabeça, fadiga e tonturas. Além dos requisitos especiais, como os da indústria, os VOC são, por conseguinte, a razão mais importante para ventilar um edifício.

O detector de presença ATMO optimiza automaticamente a qualidade do ar com os seus sensores de VOC e elimina também o problema do CO2. Isto porque o seu teor no ar aumenta na presença de pessoas de forma semelhante ao teor de VOC. Se for excedido um determinado valor de VOC, o ATMO também reduz o teor de CO2 – um efeito secundário clássico!

Eficiência energética confortável

Energia apenas quando é realmente necessária – o detector de presença ATMO implementa o princípio da automação em função das necessidades de uma forma particularmente abrangente. Por isso, este apenas activa a luz, bem como o sistema de ar condicionado e ventilação, quando as circunstâncias o exigem. Além disso, mesmo durante o funcionamento, mantém sempre o consumo dentro dos limites. Assim, assegura que todos os equipamentos funcionam apenas com a intensidade necessária no momento em questão!

Controlar o sistema de ar condicionado ou de ventilação conforme as necessidades

O ATMO efectua uma regulação constante da iluminação em função da presença e da luz natural e controla também o aquecimento, bem como o sistema de ar condicionado ou de ventilação, dependendo da presença e dos valores limite especificados. Desta forma, reduz o consumo de energia de forma multidisciplinar e, ao mesmo tempo, aumenta o conforto no local de trabalho!

 

Regulação da luz de 2 canais com desvio

Especialmente em divisões com apenas uma janela frontal, os utilizadores beneficiam da regulação da luz com dois canais de transmissão: Através de um desvio entre os canais, as luminárias próximas da janela podem ser reguladas quando ainda é necessário 100% de intensidade luminosa na área da divisão longe da janela. Tal cria condições luminosas ideais e melhora a eficiência energética.

Aplicações típicas

Escritórios open space

PD-ATMO 360i/8 O KNX
A melhoria regular da qualidade do ar é especialmente recomendada quando várias pessoas se reúnem dentro de uma divisão. O comando direccionado das luminárias de trabalho, da temperatura e da qualidade do ar cria um ar ambiente consistentemente bom e sem fadiga, aumentando a produtividade.

   

Salas de aula e de professores

PD-ATMO 360i/8 O KNX
Turmas grandes, uma utilização intensiva de cosméticos e produtos de cuidados pessoais, bem como efluentes de canetas, colas, etc. – nas salas de aula e de professores, o fornecimento regulado de ar fresco através do detector de presença ATMO cria a base para uma atmosfera de trabalho concentrada.

Salas de espera

PD-ATMO 360i/8 O KNX
Muita circulação de público, um elevado nível de germes, a transpiração relacionada com doenças ou os odores típicos dos hospitais fazem com que a renovação regular do ar seja absolutamente necessária. A solução: Uma ventilação automática, além do comando da iluminação e do aquecimento em função da presença.

Salas de reuniões

PD-ATMO 360i/8 O KNX
Quanto mais pessoas estiverem presentes, mais rapidamente diminui a qualidade do ar interno, aumentando a temperatura da sala. O resultado: Fadiga e perda de desempenho. Graças à monitorização activa do ar ambiente, o detector de presença ATMO assegura automaticamente uma qualidade do ar ideal e mantém a temperatura ambiente através do comando do aquecimento.

Instalações sanitárias

PD-ATMO 360i/8 A KNX
Devido à elevada humidade do ar nas instalações sanitárias, ocorre a formação de uma condensação em superfícies frias, na qual crescem esporos de fungos à temperatura ambiente. O PD-ATMO 360i/8 A KNX fornece uma solução com a detecção da humidade do ar relativa para o cálculo do ponto de condensação e controla simultaneamente a luz e o aquecimento. Se os odores perturbarem, também é aconselhável a utilização do PD-ATMO 360i/8 O KNX.

Escritórios individuais

PD-ATMO 360i/8 T KNX
Em espaços de trabalho com muito poucas pessoas interessa, sobretudo, manter uma temperatura entre 20 e 24 °C bem como as condições luminosas ideais – a tarefa certa para o PD-ATMO 360i/8 T KNX com o comando do aquecimento ou do sistema de ar condicionado e uma regulação constante da iluminação em função da presença e da luz natural. A melhoria da qualidade do ar no nível de configuração mais avançado do ATMO proporciona ainda mais conforto.

Alternativas de comutação

Na versão de 230 V, DALI ou KNX: A comutação automática em função da presença do sistema de ventilação também pode contribuir de forma valiosa para melhorar a qualidade de vida e a eficiência energética. A ESYLUX oferece, por conseguinte, detectores de presença com uma saída de comutação AVAC simples ou um actuador DALI como acessório para todas as tecnologias de comando comuns.

More