Confrontado com o ritmo rápido da sociedade moderna e com as novas informações com que somos diariamente inundados, as pessoas não podem nem querem ter de se preocupar com tudo. Nós ajudamos, colocando os seus desejos e as suas necessidade no centro da nossa tecnologia. Os nossos sensores inteligentes detectam de imediato quando alterações no ambiente exigem uma reacção e, assim sendo, controlam automaticamente a tecnologia de compartimentos. Deste modo, criam um ambiente no qual as pessoas conseguem viver e trabalhar melhor, o que as torna mais satisfeitas e produtivas. Ao mesmo tempo, os sensores asseguram um funcionamento muito energeticamente eficiente – e preservam, assim, os recursos naturais.
Os nossos sensores inteligentes funcionam como defensores das pessoas. Graças ao seu sentido apurado, estes sabem exactamente aquilo de que necessita – e quando – e garantem um elevado conforto de automação. Assim, as pessoas podem dedicar-se às coisas que são realmente importantes – e ainda poupam também dinheiro.
Gráfico: Potencial de poupança de energia da automação de edifícios em função das necessidades (mín./máx.); fonte: Zentralverband Elektrotechnik- und Elektroindustrie e.V. (ZVEI)/Escola Superior de Biberach
O potencial de poupança da automação de edifícios baseada em sensores em função das necessidades varia conforme o sector e a utilização actual do espaço – contudo, no total, este é enorme. Se forem utilizados adicionalmente aparelhos terminais modernos e energeticamente eficiente, como por exemplo as económicas luminárias LED ESYLUX, as potenciais poupanças são ainda mais elevadas. A propósito do LED: apenas com uma comutação em função da presença é possível aproveitar ao máximo a sua vida útil esperada e, deste modo, o investimento numa solução de iluminação moderna!
Os conjuntos de requisitos para a nossa tecnologia são muitas vezes complexos, não apenas devido às necessidades e aos desejos individuais das pessoas. Apesar de, ou até mesmo devido a esta complexidade, garantimos sobretudo que as nossas soluções se mantêm facilmente implementadas – em última análise, apenas assim continuamos a ajudar efectivamente as pessoas. Além disso, connosco a automação nunca é uma obrigatoriedade, mas sim apenas uma possibilidade. Também para que ninguém se sinta restringido, as nossas soluções permitem um controlo manual simples através de um botão, do controlo remoto ou de outros conceitos fáceis de utilizar.
Também as redes sem fios são há muito tempo um elemento constante da vida diária, sobretudo, devido ao conforto operacional elevado e eficiente. A ESY-App permite um controlo e uma parametrização fáceis da luminária de pé para escritório PRANA+ por Wi-Fi e, na versão correspondente, dos sistemas de iluminação dos Quadro-Set CELINE e NOVA por Bluetooth. Assim, o utilizador pode adaptar facilmente a luz aos seus desejos individuais com o smartphone ou o tablet – e, se necessário, aceder a cenas ou alterar os ajustes da SymbiLogic!
Mais simples é impossível: se necessário, os sistemas de iluminação dos Quadro-Sets CELINE e NOVA também podem ser operados através do botão de 230 V. Quer seja a comutação ou a regulação da intensidade da luz, uma alteração da cor da luz ou o acesso a cenas – basta premir discretamente uma tecla. Também para uma rápida modernização, esta é uma verdadeira vantagem, uma vez que, assim, botões já instalados podem continuar a ser utilizados sem problemas!
Botão A
Premir brevemente: ligar/desligar a iluminação. Premir prolongadamente: aumentar/diminuir a intensidade da luz.
Botão B
Premir brevemente: aceder a cenas individuais. Premir prolongadamente: alterar a cor da luz.
Como alternativa à operação manual dos Quadro-Sets CELINE e NOVA através do botão 230 V, oferecemos um botão DALI ESYLUX. Graças à sua linguagem simbólica de fácil compreensão, este garante uma visão geral ainda melhor – e, devido ao seu design simples, pode ser integrado nos mais diversos ambientes sem qualquer problema.
Exalações e menos oxigénio num espaço provocam fadiga, reduzem a capacidade de concentração e têm um efeito depressivo. Além disso, uma qualidade insuficiente do ar tem consequências para a saúde. Com um comando inteligente e baseado em sensores da ESYLUX, é possível melhorar automaticamente o ar ambiente através do sistema de ar condicionado e de ventilação – e, ao mesmo tempo, reduzir o seu consumo de energia para o estritamente necessário. O interruptor DALI, controlado por detectores de presença DALI da ESYLUX ou pelos sistemas de iluminação dos Quadro-Sets CELINE e NOVA, oferece uma solução simples para a comutação da ventilação em função da presença. A perfeita solução de automação para um ambiente interior saudável é, no entanto, o detector de presença ATMO.
Com o seu sistema único de sensores múltiplos, o detector de presença KNX ATMO garante não apenas uma luminosidade ideal, como também um espaço com um ambiente de bem-estar saudável e produtivo. Na sua versão mais avançada, detecta alterações das condições de iluminação, temperatura, humidade do ar e qualidade do ar e, com base na sua medição, controla os respectivos aparelhos terminais dentro do sistema KNX. Além disso, um sensor acústico ajuda os sensores PIR do detector na detecção de presença em casos particularmente difíceis. Estes seis sensores no total em apenas um aparelho evitam a utilização de várias soluções individuais e comprovam como é possível dominar facilmente um conjunto de requisitos complexo com uma tecnologia inteligente.
Os sensores da qualidade do ar do PD ATMO detectam VOC (Volatile Organic Compounds), os chamados compostos orgânicos voláteis. Estes podem ser exalações antropogénicas, p. ex. de materiais sintéticos e de construção, móveis, tapetes e detergentes, ou exalações biogénicas resultantes de pessoas e alimentos – uma ocorrência quotidiana, sobretudo em espaços fechados. O problema é: em concentrações demasiado elevadas, esta mistura de gases afecta o estado de espírito, provoca irritações oculares, dores de cabeça, fadiga ou tonturas e reduzem a capacidade de desempenho. Por isso, estes são o motivo mais importante para se ventilar um edifício. Além disso, se estiverem presentes pessoas num espaço, em simultâneo com os VOC, aumenta também a percentagem de CO2 no ar. Se o PD-ATMO activar então a ventilação quando for excedido um determinado valor de VOC, este elimina também automaticamente o CO2 – um efeito secundário clássico!
Nas nossas soluções inteligentes de automação e iluminação, qualidade de vida e eficiência energética são sempre dois lados da mesma moeda – também como no PD ATMO. Este optimiza não apenas a luz ambiente e o ambiente interior para melhorar o bem-estar dos utilizadores. Uma vez que o sistema de ar condicionado e de ventilação apenas é activado quando a qualidade do ar o exige efectivamente, ele apenas consome energia quando esta é mesmo necessária. E, mesmo durante o funcionamento, mantém sempre o consumo dentro dos limites, uma vez que garante que o sistema apenas trabalha com a intensidade necessária para a optimização da qualidade do ar no respectivo momento!
Quem desenvolve soluções inteligentes de automação deve respeitar inúmeros requisitos na sua configuração. Com frequência, estes dependem do respectivo local de utilização, sendo que, por vezes, estão relacionados com um design especialmente elegante ou discreto, e noutras, com possibilidades de montagem flexíveis. No entanto, uma coisa conta sempre e, para nós, é a primeira prioridade: uma instalação fácil e sem esforço, graças à qual as nossas soluções se adequam melhor a uma rápida modernização de edifícios de escritórios, estabelecimentos escolares e unidades de saúde.
Em salões exclusivos, em prestigiosas salas de reuniões da administração ou em agências de design requintadas, a elegante decoração de interiores exige, muitas vezes, um aspecto igualmente atractivo a nível da tecnologia de compartimentos. Os detectores de presença e de movimento da série FLAT cumprem este requisito com uma elegância sofisticada. O seu design plano garante uma aparência especialmente discreta e as suas diferentes variantes oferecem uma selecção adequada a cada gosto. Assim, os detectores FLAT combinam eficiência energética e qualidade de vida com uma aparência elegante na parede ou no tecto – se necessário, com superfície vítrea!
Para quem dá especial importância à estética de um espaço e não a quer perturbar com elementos técnicos, os nossos detectores mini representam uma alternativa ideal aos detectores FLAT. Graças às caixas minúsculas com altura de montagem muito reduzida, permanecem quase imperceptíveis, não interferindo com a vigilância apertada graças aos sensores de alta qualidade. Também a sua instalação é realizada de forma perfeita: com anel de aperto ou mola de aperto em cavidades ou, alternativamente, com uma fixação fácil e rápida em interruptores de marca.
Sacadas, garagens, passagens, fachadas – devido às inúmeras áreas de aplicação possíveis, em áreas exteriores o mais importante é a máxima flexibilidade possível no design de produtos. Por isso, os detectores de movimento da série RC têm não apenas uma aparência excepcional: a cabeça do sensor e o suporte de encaixe estão ligados por uma articulação giratória, graças à qual o detector de parede pode ser transformado numa inteligente solução para o tecto, literalmente num abrir e fechar de olhos. Infelizmente, uma montagem em cantos ou esquinas não funciona com a base? Não há qualquer problema: para isso, está disponível um suporte especial como acessório!
Frequentemente, edifícios não residenciais são construções de grandes dimensões com muitas áreas diferentes, para as quais a nossa gama de produtos oferece inúmeras soluções inteligentes. Contudo, quem pretender melhorar a qualidade de vida em edifícios, deverá aplicar a sua competência sobretudo nas áreas onde as pessoas permanecem durante mais tempo e com mais frequência. Por isso, para nós, o importante é a automação integral do espaço individual.
Para isso, desenvolvemos soluções que incorporam os diferentes sistemas num espaço da forma mais abrangente possível. Por exemplo, o PD-C360i/24 DUODIMplus da série Compact, várias vezes premiado, consegue regular dois canais de iluminação de forma independente – mas possui também uma saída de comutação separada para o comando de AVAC. Ou o PD ATMO, igualmente premiado, com o seu sistema ideal de sensores múltiplos para uma automação multidisciplinar por KNX. E afinal é apenas um módulo minúsculo…
O interruptor DALI. Tão pequeno, tão inconspícuo, mas com uma função tão importante. Escondido na parede de forma invisível, este é um elemento de ligação flexível entre os sistemas e, ao mesmo tempo, uma interface tão simples quanto inteligente entre a automação e a iluminação. Isto porque, com a sua ajuda, também é possível integrar aparelhos terminais convencionais, como por exemplo a ventilação, num sistema de iluminação DALI controlado por um detector de presença ESYLUX e, em seguida, comutá-los em função da presença. Este também pode ser facilmente integrado nos sistemas de iluminação controlados de forma digital dos Quadro-Sets CELINE e NOVA.
Na nossa abordagem multidisciplinar, os sistemas de barramento digitais e as ligações em rede desempenham, de qualquer modo, um papel importante. Oferecemos soluções DALI pré-programadas para uma fácil colocação em funcionamento, um vasto portefólio para o comando KNX baseado em sensores e um gateway KNX DALI, com o qual as nossas luminárias DALI podem ser facilmente integradas na automação de edifícios KNX superior. Mas fica ainda mais fácil: os sistemas de iluminação inteligentes dos Quadro-Sets CELINE e NOVA dispõem, opcionalmente, de um módulo KNX incorporado para uma integração perfeita na automação de edifícios KNX, totalmente sem um gateway! Graças à sua instalação por "plug & play", estes estão imediatamente operacionais – e podem ser comodamente controlados e seleccionados a partir de um ponto central.
O LED é perfeitamente adequado para o comando electrónico em função das necessidades e é imbatível em termos de eficiência energética e vida útil. Contudo, as elevadas correntes de ligação de uma luminária LED representam um desafio especial e iriam prejudicar a vida útil esperada de uma solução de automação – se não existissem respostas inteligentes.
A ESYLUX protege o relé dos seus detectores de presença e de movimento contra correntes de ligação elevadas através de dois conceitos diferentes. O método clássico é o equipamento do relé com um contacto de avanço de tungsténio. Este não apenas capta a corrente de ligação, como também a limita ao mesmo tempo. Assim, os picos de ligação já não representam qualquer perigo. Um método mais moderno e particularmente eficiente é a comutação com passagem por zero (ver figura acima). Tal como o nome e a imagem esclarecem, para isso, é calculada a passagem por zero da senóide da tensão alternada – pois exactamente nesse momento a corrente de ligação encontra-se no valor mínimo ao comutar!