Automação em função
das necessidades é ESY

Mais qualidade de vida e eficiência energética

Confrontado com o ritmo rápido da sociedade moderna e com as novas informações com que somos diariamente inundados, as pessoas não podem nem querem ter de se preocupar com tudo. Nós ajudamos, colocando os seus desejos e as suas necessidade no centro da nossa tecnologia. Os nossos sensores inteligentes detectam de imediato quando alterações no ambiente exigem uma reacção e, assim sendo, controlam automaticamente a tecnologia de compartimentos. Deste modo, criam um ambiente no qual as pessoas conseguem viver e trabalhar melhor, o que as torna mais satisfeitas e produtivas. Ao mesmo tempo, os sensores asseguram um funcionamento muito energeticamente eficiente – e preservam, assim, os recursos naturais.

Os nossos sensores inteligentes funcionam como defensores das pessoas. Graças ao seu sentido apurado, estes sabem exactamente aquilo de que necessita – e quando – e garantem um elevado conforto de automação. Assim, as pessoas podem dedicar-se às coisas que são realmente importantes – e ainda poupam também dinheiro.

Gráfico: Potencial de poupança de energia da automação de edifícios em função das necessidades (mín./máx.); fonte: Zentralverband Elektrotechnik- und Elektroindustrie e.V. (ZVEI)/Escola Superior de Biberach

O potencial de poupança da automação de edifícios baseada em sensores em função das necessidades varia conforme o sector e a utilização actual do espaço – contudo, no total, este é enorme. Se forem utilizados adicionalmente aparelhos terminais modernos e energeticamente eficiente, como por exemplo as económicas luminárias LED ESYLUX, as potenciais poupanças são ainda mais elevadas. A propósito do LED: apenas com uma comutação em função da presença é possível aproveitar ao máximo a sua vida útil esperada e, deste modo, o investimento numa solução de iluminação moderna!

Conforto operacional fácil

Os conjuntos de requisitos para a nossa tecnologia são muitas vezes complexos, não apenas devido às necessidades e aos desejos individuais das pessoas. Apesar de, ou até mesmo devido a esta complexidade, garantimos sobretudo que as nossas soluções se mantêm facilmente implementadas – em última análise, apenas assim continuamos a ajudar efectivamente as pessoas. Além disso, connosco a automação nunca é uma obrigatoriedade, mas sim apenas uma possibilidade. Também para que ninguém se sinta restringido, as nossas soluções permitem um controlo manual simples através de um botão, do controlo remoto ou de outros conceitos fáceis de utilizar.

Sistema de sensores múltiplos para um
ambiente interior optimizado

Exalações e menos oxigénio num espaço provocam fadiga, reduzem a capacidade de concentração e têm um efeito depressivo. Além disso, uma qualidade insuficiente do ar tem consequências para a saúde. Com um comando inteligente e baseado em sensores da ESYLUX, é possível melhorar automaticamente o ar ambiente através do sistema de ar condicionado e de ventilação – e, ao mesmo tempo, reduzir o seu consumo de energia para o estritamente necessário. O interruptor DALI, controlado por detectores de presença DALI da ESYLUX ou pelos sistemas de iluminação dos Quadro-Sets CELINE e NOVA, oferece uma solução simples para a comutação da ventilação em função da presença. A perfeita solução de automação para um ambiente interior saudável é, no entanto, o detector de presença ATMO.

Com o seu sistema único de sensores múltiplos, o detector de presença KNX ATMO garante não apenas uma luminosidade ideal, como também um espaço com um ambiente de bem-estar saudável e produtivo. Na sua versão mais avançada, detecta alterações das condições de iluminação, temperatura, humidade do ar e qualidade do ar e, com base na sua medição, controla os respectivos aparelhos terminais dentro do sistema KNX. Além disso, um sensor acústico ajuda os sensores PIR do detector na detecção de presença em casos particularmente difíceis. Estes seis sensores no total em apenas um aparelho evitam a utilização de várias soluções individuais e comprovam como é possível dominar facilmente um conjunto de requisitos complexo com uma tecnologia inteligente.

Os sensores da qualidade do ar do PD ATMO detectam VOC (Volatile Organic Compounds), os chamados compostos orgânicos voláteis. Estes podem ser exalações antropogénicas, p. ex. de materiais sintéticos e de construção, móveis, tapetes e detergentes, ou exalações biogénicas resultantes de pessoas e alimentos – uma ocorrência quotidiana, sobretudo em espaços fechados. O problema é: em concentrações demasiado elevadas, esta mistura de gases afecta o estado de espírito, provoca irritações oculares, dores de cabeça, fadiga ou tonturas e reduzem a capacidade de desempenho. Por isso, estes são o motivo mais importante para se ventilar um edifício. Além disso, se estiverem presentes pessoas num espaço, em simultâneo com os VOC, aumenta também a percentagem de CO2 no ar. Se o PD-ATMO activar então a ventilação quando for excedido um determinado valor de VOC, este elimina também automaticamente o CO2 – um efeito secundário clássico!

Nas nossas soluções inteligentes de automação e iluminação, qualidade de vida e eficiência energética são sempre dois lados da mesma moeda – também como no PD ATMO. Este optimiza não apenas a luz ambiente e o ambiente interior para melhorar o bem-estar dos utilizadores. Uma vez que o sistema de ar condicionado e de ventilação apenas é activado quando a qualidade do ar o exige efectivamente, ele apenas consome energia quando esta é mesmo necessária. E, mesmo durante o funcionamento, mantém sempre o consumo dentro dos limites, uma vez que garante que o sistema apenas trabalha com a intensidade necessária para a optimização da qualidade do ar no respectivo momento!

Design sofisticado

Quem desenvolve soluções inteligentes de automação deve respeitar inúmeros requisitos na sua configuração. Com frequência, estes dependem do respectivo local de utilização, sendo que, por vezes, estão relacionados com um design especialmente elegante ou discreto, e noutras, com possibilidades de montagem flexíveis. No entanto, uma coisa conta sempre e, para nós, é a primeira prioridade: uma instalação fácil e sem esforço, graças à qual as nossas soluções se adequam melhor a uma rápida modernização de edifícios de escritórios, estabelecimentos escolares e unidades de saúde.

Inteligência multidisciplinar para cada espaço

Frequentemente, edifícios não residenciais são construções de grandes dimensões com muitas áreas diferentes, para as quais a nossa gama de produtos oferece inúmeras soluções inteligentes. Contudo, quem pretender melhorar a qualidade de vida em edifícios, deverá aplicar a sua competência sobretudo nas áreas onde as pessoas permanecem durante mais tempo e com mais frequência. Por isso, para nós, o importante é a automação integral do espaço individual.

Comando LED duradouro

O LED é perfeitamente adequado para o comando electrónico em função das necessidades e é imbatível em termos de eficiência energética e vida útil. Contudo, as elevadas correntes de ligação de uma luminária LED representam um desafio especial e iriam prejudicar a vida útil esperada de uma solução de automação – se não existissem respostas inteligentes.

A ESYLUX protege o relé dos seus detectores de presença e de movimento contra correntes de ligação elevadas através de dois conceitos diferentes. O método clássico é o equipamento do relé com um contacto de avanço de tungsténio. Este não apenas capta a corrente de ligação, como também a limita ao mesmo tempo. Assim, os picos de ligação já não representam qualquer perigo. Um método mais moderno e particularmente eficiente é a comutação com passagem por zero (ver figura acima). Tal como o nome e a imagem esclarecem, para isso, é calculada a passagem por zero da senóide da tensão alternada – pois exactamente nesse momento a corrente de ligação encontra-se no valor mínimo ao comutar!

Kontakt Sidebar pt

Kontakt Sidebar

ENTRAR EM
CONTACTO

* Campos de preenchimento obrigatório