Novo > Human Centric Lighting
> funções de temporização
> até 16 grupos de luz

Controle a luz de forma eficiente e inovadora. ESY!

Com Dali-2 no futuro

Qualquer pessoa que queira controlar a luz de forma inteligente em escritórios, estabelecimentos de ensino e unidades de saúde, não ficará indiferente ao padrão internacional da indústria DALI. Com o endereçamento individual e o controlo de luminárias e grupos de luzes, oferece uma flexibilidade incomparável. Ao mesmo tempo, simplifica o planeamento e a instalação em comparação com os sistemas de iluminação convencionais e permite que a configuração seja alterada por software sem qualquer adaptação de hardware.

Interoperabilidade independente do fabricante

O desenvolvimento contínuo do DALI-2 também garante uma interoperabilidade de equipamentos de diferentes fabricantes, permitindo, assim, a combinação dos melhores equipamentos em cada caso. Primeira escolha para controlo: Detectores de presença DALI-2 da ESYLUX. Aumentam a qualidade de vida e a eficiência energética em todos os locais de trabalho, oferecem a mais elevada variedade de funções numa forma muito compacta e uma configuração simples através da ESY-App!

Porque beneficia com DALI-2

  • Padrão aberto da indústria estabelecido internacionalmente
  • Interoperabilidade entre fornecedores
  • Endereçamento individual e controlo:
  • Reconfiguração através de software sem adaptação de hardware
  • Comunicação bidireccional com feedback de estado
     
  • Comunicação do bus robusta com detecção de colisão
  • Pode ser utilizado como subsistema (por exemplo, com KNX)
  • Excelente comportamento de atenuação da iluminação LED
  • Instalação com material e mão-de-obra reduzidos

As soluções ESYLUX para DALI-2 e DALI

Inteligente e eficiente

  1. Condições luminosas ideais com a máxima eficiência energética graças à tecnologia SymbiLogic ou à regulação constante de luz
  2. Controlo de até 16 grupos em várias divisões com diversas opções de configuração
  3. Sobreposição manual simples através de entradas para botões de pressão
  4. Comutação eficiente energeticamente graças à saída de comutação adicional
  5. Controlo por dia da semana e hora (p. ex., luz de orientação, modo nocturno)
  6. Funções especiais controladas por botões (p. ex., funções centrais, funções de alarme)

Controlo em várias divisões

Detector de presença APC com unidade de comando integrada

Os detectores de presença APC (APC: Application Controller) são o ponto de comutação inteligente das soluções DALI-2 da ESYLUX: Combinam a unidade de comando, a alimentação de tensão de barramento, a tecnologia multisensor e as entradas para botões de pressão e permitem um controlo autónomo de até 16 grupos sem nenhum sistema complexo de automatização de edifícios.

Também simplificam o planeamento e a instalação, agrupando os componentes numa única caixa. Vários níveis de expansão oferecem inúmeras funções para maior conforto e eficiência energética.

Desempenho compacto

  • Unidade de comando DALI integrada e alimentação de tensão de barramento DALI (250 mA)
  • Sensor passivo de infravermelho para detecção de presença e sensores de luz
  • Saída de comutação integrada para HLK ou iluminação adicional (relé de 16 A, livre de potencial)
  • Instalação rápida em tectos falsos, sem acessórios adicionais com broca padrão (Ø 68 mm)
  • Alcances de detecção de Ø 8, 24 e 32 m
  • Comunicação bidireccional através do módulo de bluetooth integrado
  • 4 entradas para botão convencional (com potencial): O botão existente de 230 V pode ser utilizado directamente, não sendo necessário nenhum botão DALI-2!

Detectores de presença BMS como dispositivos de entrada

Os detectores de presença BMS (BMS: Building Management System) complementam o detector de presença APC (APC: Application Controller) de uma instalação, porque detectam apenas a presença na sua própria zona do espaço e medem a luminosidade.

Utilizando sensores de presença e de luz integrados e entradas para botões de pressão adicionais, os detectores de presença BMS (BMS: Building Management System) fornecem as informações necessárias de todas as outras áreas, criando assim a base para o controlo individual de todos os 16 grupos. As variantes de design das séries COMPACT, FLAT e COMPACT MINI oferecem soluções para diferentes requisitos estéticos.

Funções adicionais para cada zona

Os detectores de presença APC também oferecem uma vasta gama de funções de comando inovadoras. Por exemplo, funções de alarme, funções centrais e uma desactivação eficiente energeticamente para controladores DALI.

Quer se trate de uma função de cadeia, luz de orientação, modo nocturno com temporizador: Em todas as áreas do edifício, os utilizadores beneficiam de um comando de luz individual. Os detectores de presença APC (APC: Application Controller), em combinação com os detectores de presença BMS (BMS: Building Management System), criam grupos de luzes inteligentes em todas as secções e, através da sua variedade de funções, uma iluminação em cada zona da sala, conforme as necessidades.

No exemplo de planeamento, o detector de presença APC controla 13 grupos dentro de uma secção de construção (são possíveis até 16 grupos).

Função de destaque: Comutação flexível entre grupos

Regulação fácil em caso de mudanças de espaço

Os conceitos modernos de espaço prevêem frequentemente a mudança de utilização de determinadas áreas, dependendo das diferentes situações de aplicação. Para isso, é possível configurar as soluções DALI-2 descentralizadas da ESYLUX de forma ideal.
As luminárias de uma área são atribuídas a vários grupos ao mesmo tempo. Dependendo da situação, um dos até três interruptores, ligados às entradas dos botões dos detectores de presença APC e BMS, activa um cenário de um outro grupo. O accionamento pode ser feito premindo um botão de luz ou abrindo e fechando uma divisória. Uma vantagem relativamente às cenas do DALI: O controlo de iluminação não é interrompido, mas simplesmente continua a funcionar eficiente energeticamente!

Cenário 1 de comutação entre grupos:

A parede divisória fechada, uma parede de divisória fechada no cenário 1 divide uma sala em duas partes. As luminárias de ambas as divisórias da sala estão atribuídas a um outro grupo respectivamente. Os detectores de presença implementam um controlo individual de iluminação em ambos os grupos.

Cenário 2 de comutação entre grupos:

A parede divisória aberta, todas as luminárias e detectores de presença da sala também estão atribuídos ao grupo 3, que ainda está inactivo no cenário 1. A abertura da parede divisória é activada através da entrada para botão de pressão do detector de presença do grupo 3 e desactiva simultaneamente os grupos 1 e 2 anteriores. O resultado: Um controlo de iluminação uniforme e, portanto, harmonioso em toda a sala.

Entrada inteligente a todos os níveis

Os sistemas de gestão de edifícios controlados centralmente também beneficiam dos sensores de qualidade dos detectores de presença BMS. E das suas variantes de design elegantes!

Os edifícios de escritórios modernos e de grandes dimensões dependem frequentemente de sistemas de gestão de edifícios controlados centralmente. Os detectores de presença BMS (BMS: Building Management System) da ESYLUX são também a primeira escolha, com os seus sensores de qualidade comprovada e testada e fornecem à unidade de comando todas as informações importantes de forma confiável. A decoração interior esteticamente sofisticada também beneficia das variantes das séries FLAT e COMPACT MINI.

Visão geral dos detectores de presença BMS

  • Fácil integração como dispositivos de entrada em sistemas de gestão de edifícios de outros fabricantes, como Beckhoff, Wago ou Helvar (router 950)
  • Sensores de presença e de luz integrados
  • Design de série compacto, plano ou particularmente pequeno
  • Entradas sem potencial para botões convencionais (2x COMPACT, 1x FLAT)
  • Alcances de detecção de Ø 8 m (FLAT, COMPACT MINI) ou Ø 8, 24 e 32 m (COMPACT)

Simplesmente DALI: Broadcast

Como soluções para espaços individuais, a ESYLUX oferece detectores de presença com serviço broadcast. Para um acesso fácil a DALI sem endereçamento.

Na modernização eficiente energeticamente dos edifícios existentes, os gestores de projectos actuam, por vezes, de espaço em espaço. Para isso, as soluções ESYLUX com Broadcast DALI fornecem os sensores adequados.

Não necessitam de endereçamento, estão imediatamente operacionais com os ajustes de fábrica e, com os detectores de presença DUO DALI da série COMPACT, oferecem soluções com dois canais de iluminação e desvio eficiente energeticamente.

Exemplo de aplicação em salas de aula

Um desvio entre os dois canais de iluminação assegura as condições luminosas ideais e melhora a eficiência energética na regulação constante de luz de luminárias perto de janelas e longe de janelas.

Compatibilidade com a descida DALI-2 para DALI

Devido à compatibilidade com a descida, os dispositivos de comando DALI-2 também podem reconhecer e interpretar comandos DALI. Por conseguinte, os detectores Broadcast DALI da ESYLUX também podem ser utilizados no sistema de iluminação com luminárias ou dispositivos comando DALI-2. Os dispositivos de comando DALI-2 podem interpretar e executar facilmente os comandos DALI dos detectores.

Detector de presença com 2 canais de Broadcast

  • Regulação constante da iluminação em função da presença e da luz natural
  • Controlo de duas filas de luzes com desvio
  • Alimentação de tensão integrada de barramento para até 25 dispositivos de comando por canal de iluminação
  • Luz de orientação
  • Até dois canais de comutação adicionais com o actuador DALI como acessório
  • Duas entradas para botões de pressão para comando manual
  • Sobreposição temporária através de controlo remoto
  • Operacionalidade imediata com programa de fábrica
  • Baixo consumo de energia

Detector de presença com 1 canal de Broadcast

  • Regulação constante da iluminação em função da presença e da luz natural
  • Até dois canais de comutação adicionais com o actuador DALI como acessório
  • Entrada para botão de pressão para comando manual
  • Sobreposição temporária através de controlo remoto
  • Luz de orientação
  • Operacionalidade imediata com programa de fábrica
  • Alimentação de tensão de barramento como acessório

Actuadores com 2 saídas de comutação

Os actuadores ESYLUX complementam os detectores de presença de Broadcast com até dois canais de comutação (ecrãs, quadros interactivos, iluminação de realce ou HLK). A iluminação e os actuadores podem trabalhar em modo totalmente automático ou semi-automático.

O projecto sempre presente

A ESY-App permite, também, a fácil configuração e parametrização das soluções DALI-2 da ESYLUX. Esta também dispõe sempre de instaladores e planeadores que possuem as suas próprias bibliotecas de projectos. Se necessitar, poderá criar comodamente os projectos no escritório, para mais tarde transferir a configuração para a obra. É possível utilizar o relatório do projecto em PDF, por exemplo, como caderno de encargos.

Aplicação ESY: Fácil configuração, gestão em qualquer lugar, documentação

  • Criação simples de um projecto com descrição individual
  • Até 64 andares com 64 salas cada um e 64 equipamentos por sala
  • Seleccione e programe produtos com apenas alguns cliques
  • Guarde automaticamente o projecto com todas as configurações
  • Envie e imprima a documentação do projecto em PDF

Com a ESY-App, tem a biblioteca de projectos sempre consigo! Também poderá criar projectos no escritório. A configuração é simplesmente transferida para o local da obra.

Uma vez executadas as configurações, poderão ser consultadas e personalizadas.

A documentação do projecto é reunida num relatório PDF que poderá enviar e, se necessário, imprimir.