Irradiar, reluzir ou simplesmente apenas brilhar – a luz é um elemento fascinante com inúmeras facetas. Mas apenas com uma gestão da luz em função das necessidades e baseada em sensores é possível criar a melhor iluminação para as pessoas. Com sensores que garantem automaticamente uma atmosfera luminosa optimizada e desligam de novo a luz, também de forma automática, quando já ninguém está presente. Em suma: com sensores que alcançam um nível máximo de qualidade de vida e eficiência energética. Enquanto especialista em automação, a ESYLUX conta com uma experiência e uma competência em electrónica como nenhum outro fabricante de equipamentos de iluminação. O resultado são soluções de iluminação inteligentes que produzem sempre a luz certa em edifícios de escritórios, estabelecimentos escolares e unidades de saúde. A qualquer momento, em qualquer espaço.
A fonte de luz ideal para uma iluminação inteligente é o LED. Este convence não apenas pela sua eficiência energética e pela sua vida útil extraordinariamente longa: visto tratar-se de uma peça de electrónica, também se adequa perfeitamente a um comando inteligente através de uma tecnologia electrónica. No entanto, nem todos os LED são iguais. Quer seja a reprodução de cores, o factor de tremulação ou a consistência das cores – no laboratório de luz da ESYLUX verificamos minuciosamente a qualidade de todas as luminárias.
Logo no início, ou seja, no momento da selecção dos díodos individuais, garantimos com especial cuidado que apenas os melhores são integrados nas nossas luminárias – como, neste caso, os LED na cabeça da luminária de pé ISABELLE.
No que diz respeito à qualidade da luz, existe em última análise, apenas uma referência: a luz natural do dia. Para nos aproximarmos tanto quanto possível deste elevado padrão de referência, garantimos, entre outras coisas, a melhor reprodução de cores possível. Para isso, não utilizamos apenas as oito cores de teste prescritas, mas sim todas as quinze cores do índice de reprodução de cores IRC. Enquanto um dos primeiros fabricantes, integrámos, além disso, a escala de qualidade da cor (Color Quality Scale – CQS) na nossa metodologia de medição. Em conjunto, o IRC e a CQS garantem a reprodução realista das cores, tanto das mais esbatidas como também das particularmente saturadas. Assim, as superfícies e os objectos apresentam-se sempre na luz certa, mesmo em termos de cor.
Os LED reagem muito mais rápida e directamente às oscilações naturais da corrente alternada do que as lâmpadas incandescentes clássicas: estas ameaçam cintilar – um desafio especial no desenvolvimento de iluminação LED de primeira classe. Mesmo quando a cintilação se encontra num intervalo no qual as pessoas já não a conseguem detectar, esta pode cansar, causar tonturas e, por vezes, ter ainda outros efeitos extensos sobre a saúde. Por isso, quem se preocupa com o bem-estar dos utilizadores de um edifício, aposta numa iluminação com o factor de tremulação mais reduzido possível – o que acontece, naturalmente, na ESYLUX.
Para que as luminárias de uma série coincidam em termos de cor da luz, garantimos uma elevada consistência das cores acima da média. Nas nossas luminárias, esta encontra-se sempre dentro de uma elipse MacAdam de três níveis e, deste modo, garante que a iluminação dentro de um espaço se mantém harmoniosa (como no exemplo B). Além disso, consideramos muito importante que os tons de branco da nossa luz correspondam sempre ao branco natural, quer seja quente ou frio. Por isso, baseamo-nos com grande precisão na curva de corpo negro do diagrama de cromaticidade CIE. Assim, quando falamos de luz branca, estamos a referir-nos a branco – tal como a luz do sol!
Os nossos sistemas de iluminação inteligentes personificam a sinergia ideal de luz e automação. As combinações de luminárias de tecto, sensores e unidade de comando podem ser facilmente instaladas e criam uma interacção perfeita, de modo a produzir a melhor luz para as pessoas – se necessário, com a luz energeticamente eficiente e biologicamente eficaz da tecnologia SymbiLogic.
Os Quadro-Sets CELINE: um sistema de iluminação económico e pronto a montar com a Human Centric Lighting energeticamente eficiente da tecnologia SymbiLogic da ESYLUX. Os Quadro-Sets CELINE constituem um sistema de construção modular, enquanto os Quadro-Sets da série NOVA são luminárias master e de tecto com sensores directamente integrados e uma unidade de comando. Absolutamente idêntico: o conceito simples e inteligente.
Soluções de iluminação automatizadas com instalação por "plug & play" sem qualquer esforço de programação – os Quadro-Sets CELINE e NOVA da ESYLUX são eficientes sob qualquer perspectiva. Os cabos necessários estão incluídos no material fornecido, os sistemas estão imediatamente operacionais e, se necessário, os seus parâmetros podem ser comodamente alterados mais tarde. O método "plug & play" permite uma poupança de tempo na instalação de até 60%!
Um Quadro-Set individual está optimizado para espaços até 20 m2. Para se poder utilizar o conceito inteligente da forma mais variável possível, com vista a uma rápida modernização em edifícios de escritórios, estabelecimentos escolares e unidades de saúde, os sistemas de iluminação podem ser, contudo, redimensionados para todas as dimensões de espaços imagináveis.
Quer seja estética ou função, formato ou detalhes bem planeados – para além de um elevado conforto operacional o design de uma luminária baseia-se no facto de esta poder ser utilizada de forma flexível, ter uma construção adequada à utilizada diária e, na melhor das hipóteses, ter também um aspecto deslumbrante. As vantagens que uma configuração bem-sucedida pode acarretar são demonstradas pelas nossas soluções inteligentes de iluminação da forma mais diversificada.
À primeira vista, parece bastante óbvio – mas não é. A luminária de pé para escritório PRANA+, várias vezes premiada pelo seu design, dispõe não apenas de uma aparência elegante, um detector de presença integrado e a tecnologia SymbiLogic da ESYLUX. Além disso, a sua cabeça flexível permite também a sua adaptação a diferentes comprimentos da mesa!
A base patenteada opcional da luminária de pé PRANA+ é uma outra evidência de que o design inteligente de produtos para o escritório não pode surgir apenas tendo em conta as variantes de mobiliário existentes: esta pode ser retirada e, assim, permite também a utilização em secretárias com painéis laterais que se estendem até ao chão.
Tal como a luminária de pé PRANA+, também a luminária suspensa da série sabe convencer com o seu design elegante e purista. Os cabos de ligação garantem que a perspectiva geral harmoniosa não é prejudicada: estes são, em simultâneo, tão sólidos e estéticos que substituem facilmente a fixação pendente de forma elegante. Isto não é apenas visualmente agradável – é também muito eficiente.
Muitas vezes, são os detalhes mais simples que determinam a qualidade de um design. Cada vez mais, deparamo-nos nas luminárias com uma fonte de luz profusa no tecto, sendo que os insectos ou outras sujidades podem entrar facilmente por cima. Este não é o caso da luminária de pé ISABELLE: a sua luz indirecta está protegida por um painel transparente!
Na iluminação, tal como profissionalmente, as redes funcionais aumentam as possibilidades e as perspectivas: permitem uma comunicação e uma automação concertadas, através das quais é possível realizar processos sincronizados e uma eficiência energética ainda mais abrangente. Para nós, a questão da ligação em rede desempenha, por isso, um papel importante – para a optimização constante da sinergia de luz e automação.
O exemplo perfeito para uma ligação em rede inteligente em áreas exteriores são os candeeiros para iluminação exterior ALVA com detector de movimento integrado. Com a ajuda da alimentação de tensão de barramento integrada, estes conseguem controlar de forma inteligente grupos inteiros de luminárias por transmissão DALI e, se necessário, criam uma luz de orientação confortável e sincronizada. Além disso, através do interruptor DALI, também é possível integrar facilmente aparelhos terminais de 230 V na ligação em rede.
Em áreas interiores, a luminária de pé PRANA+ demonstra ser um verdadeiro parceiro do Homem, pois não o abandona, mesmo depois de os colegas já terem saído do escritório: graças à ligação em rede sem fios e à comunicação com outras luminárias do mesmo tipo, se necessário, é mantida uma agradável luz de orientação menos intensa no restante espaço. Isto impede o surgimento de ilhas de luz isoladas e cria uma atmosfera luminosa que ainda faz bem, mesmo após o final do dia de trabalho. Quando a última pessoa sair do escritório, os sensores desligam automaticamente todas as luminárias.
Com as suas quatro luminárias, os sensores e a unidade de comando, os sistemas de iluminação dos Quadro-Sets CELINE e NOVA são já, por si só, uma ligação em rede em formato pequeno. No entanto, estes apenas desenvolvem todo o seu potencial quando se trata de modernizar espaços maiores. Estes podem ser então também ligados entre si de forma inteligente e complementar-se através de uma iluminação adicional. O interruptor DALI permite, além disso, uma integração fácil de aparelhos terminais convencionais – como por exemplo, a ventilação.
A Luminárias master dos quatro Quadro-Sets, ligadas entre si por DALI
B Luminárias padrão DALI complementares
C Focos descendentes para uma iluminação ambiente adicional, integrados por interruptor DALI
D Ventilação integrada por interruptor DALI para uma comutação em função da presença
Apenas uma coisa é ainda mais fácil do que a comutação manual da iluminação ou a regulação da intensidade da luz através de um botão ou uma aplicação: quando com o toque do mesmo dedo é possível aceder a cenas de iluminação completas que adaptam a iluminação total e individualmente a diferentes situações de utilização! O seguinte exemplo de uma sala de reuniões mostra a forma variável como se pode destacar os espaços e para que utilizações correspondentes estes podem ser configurados: equipada com o sistema de iluminação dos Quadro-Sets CELINE dividido em dois grupos, com tecnologia SymbiLogic e módulo KNX integrado, assim como focos descendentes redondos que estão integrados no sistema através do interruptor DALI. A ventilação é accionada através do barramento KNX – e, tal como todos os aparelhos, automaticamente desligada no final da reunião.