DETECTORES DE PRESENÇA
E DE MOVIMENTO

A DIFERENÇA DETECTORES DE
PRESENÇA E DE MOVIMENTO

Ambos os tipos de dispositivos têm um sistema de sensor para detecção de movimento e um sistema de sensor de luz para medição da luminosidade. No entanto, os detectores de presença e detectores de movimento são cada um adequado para diferentes aplicações.

DETECTORES DE PRESENÇA

Os detectores de presença também detectam movimentos maiores, mas dentro do seu alcance de presença registam também movimentos motores finos e mesmo os mais pequenos, tais como a digitação num teclado de PC. Ao contrário dos detectores de movimento, os detectores de presença podem assim detectar a presença permanente de pessoas - por exemplo, numa secretária no escritório.

Se o movimento for detectado e o brilho for insuficiente, os detectores de presença activam a iluminação. Ao contrário dos detectores de movimento, contudo, não medem a luz apenas uma vez, mas repetem a medição desde que detectem a presença. Se a iluminação requerida já for alcançada pela luz do dia ou pela luz ambiente, os detectores de presença desligam a luz artificial de forma a poupar energia, mesmo que haja uma presença humana. Em alternativa, desactivam a iluminação no fim do tempo de espera para desligar.

Os detectores de presença com controlo de luz constante proporcionam ainda maior comodidade e eficiência energética quando as pessoas estão presentes. Porque, com base na sua medição contínua da luz, podem ajustar continuamente a iluminação da luz artificial às condições naturais de iluminação através da regulação da intensidade luminosa.

ÁREAS DE APLICAÇÃO

Os detectores de presença são ideais para áreas interiores onde as pessoas estão permanentemente presentes, especialmente em áreas com luz do dia, devido à sua detecção de movimento mais precisa e medição contínua da luz. São portanto preferidos para utilização em escritórios, salas de aula ou salas de recreação, por exemplo.

DETECTORES DE MOVIMENTO

Os detectores de movimento detectam movimentos maiores dentro do seu alcance de detecção, por exemplo, quando uma pessoa caminha para a frente ou gesticula de uma forma desordenada. Assim que os detectores de movimento detectam um movimento, medem a luminosidade uma vez com a sua tecnologia de sensor de luz. Se este estiver abaixo do valor de luminosidade previamente definido, activam a iluminação. Se já não detectarem qualquer movimento, desligam novamente a luz no final do tempo de seguimento.

ÁREAS DE APLICAÇÃO

Os detectores de movimento, com a sua tecnologia de sensor de movimento mais simples e medição de luz única, são ideais para passagens, áreas sanitárias e salas laterais com pouca luz do dia ou utilização a curto prazo, bem como para aplicações ao ar livre.